Perguntas Frequentes

Do que é feito o curativo NEXFILL?

O curativo NEXFILL é feito de biocelulose.
Esta biocelulose é obtida através da biossíntese da bactéria Gluconacetobacter xylinum, encontrada na natureza; é um curativo atóxico e hipoalergênico.

Como NEXFILL funciona?

NEXFILL atua como um substituto temporário de pele, proporcionando condições ideais e necessárias para um processo de cicatrização com alta qualidade e com maior rapidez.
NEXFILL funciona como uma barreira de proteção contra microrganismos, já o NEXFILL POROSO não possui essa funcionalidade, porém permite a drenagem de exsudato e sangramento.

Por que NEXFILL alivia a dor rapidamente?

A aderência perfeita da película à área lesionada isola as terminações nervosas, inibindo o estímulo doloroso.

Por que NEXFILL favorece uma cicatrização contínua, uniforme e mais rápida?

NEXFILL mantém as condições normais de temperatura, umidade e oxigenação, conservando o micro ambiente natural da pele. Isto facilita a formação do tecido de granulação, garantindo uma reepitelização de excelente qualidade.

A redução substancial do número de curativos acelera o processo de cicatrização diminuindo os traumas dolorosos e os riscos de infecção.

Como é a aderência de NEXFILL ao corpo humano?

NEXFILL dispensa o uso de adesivos porque os espaços interfibrilares da película oferecem pontos de ancoragem para as estruturas de fibrina e outros elementos do sangue. Isto faz com que a película tenha aderência perfeita, mas somente sobre a parte cruenta.

Assim, o NEXFILL integra-se naturalmente ao organismo como um componente temporário, que irá desprender-se com a evolução da reepitelização.

Ao contrário dos curativos sintéticos, NEXFILL não tem adesivos que podem provocar reações alérgicas.

Quais as indicações de NEXFILL?

NEXFILL está indicado para:

- Lesões com rompimento da pele

- Queimaduras de segundo grau (terceiro grau sob orientação médica)

- Áreas doadoras de enxerto cutâneo

- Dermoabrasões

- Úlceras de pressão

- Úlceras vasculares (arteriais, venosas e mistas)

- Úlceras consequentes do diabetes

- Úlceras crônicas

- Escoriações

- Tratamento de lesões dérmicas em geral, com ou sem sangramento

Quais as contraindicações de NEXFILL?

NEXFILL está contraindicado para feridas infectadas e lesões secas, como queimaduras de primeiro grau e lesões com tecido desvitalizado (necrose seca).

Quais os cuidados de conservação de NEXFILL?

NEXFILL deverá ser mantido na embalagem original, selada até o momento de uso, e armazenado em ambiente seco e arejado.

Como aplicar o curativo?

Após limpeza da lesão com soro fisiológico a 0,9%, coloque o curativo - previamente recortado, caso haja necessidade - sobre o ferimento. Com auxílio de gaze umedecida em soro fisiológico realize suave compressão do centro para as bordas da película, para remover bolhas de ar com o intuito de deixá-lo totalmente em contato com a lesão. Após 20 minutos o curativo já terá aderido ao local do ferimento. Para o uso do NEXFILL POROSO coloque uma gaze esterilizada seca sobre o curativo. Fixe a gaze utilizando faixas, ataduras compressivas, esparadrapo, micropore ou outros similares.

Qual o tamanho ideal do curativo em relação à lesão?

O tamanho ideal do curativo sobre a lesão deve exceder 1 centímetro em toda a extensão das bordas do ferimento. Havendo necessidade de utilizar-se mais de uma unidade do curativo, pela extensão da área a tratar, as películas devem sobrepor-se também em 1 centímetro.

É necessário utilizar curativo secundário?

Sim, quando utilizado o curativo NEXFILL POROSO. Recomenda-se o uso de uma gaze estéril e seca.
Para o NEXFILL somente se faz necessário com o intuito de garantir a permanência do curativo em uma região de atrito (sob roupas, por exemplo) ou para conforto do paciente que não deseja visualizar a lesão.

Qual o período de troca de NEXFILL?

Não existe um intervalo de tempo específico para a troca de NEXFILL, aliás, esse é um diferencial que ele oferece, pois não são necessárias trocas diárias. Em alguns casos ocorre a cicatrização da lesão com o uso de apenas uma unidade do curativo, durante o tratamento. Os estudos científicos mostram que a média de troca (quando necessária) deste curativo é de 7-10 dias.
O curativo NEXFILL POROSO poderá ser substituído por NEXFILL após a diminuição da exsudação ou sangramento, .

NEXFILL é absorvido pelo corpo?

Não. Uma vez formado o tecido de epitelização abaixo do curativo, este se desprende espontaneamente pois o novo tecido é seco e portanto a aderência não ocorre.

Quando realizar a troca de NEXFILL?

- Quando a quantidade de exsudato (líquido normalmente presente nas lesões) exceder a capacidade de absorção do curativo NEXFILL a ponto de comprometer sua adesão;

- Quando houver rompimento da película,

- Quando houver insegurança ou dúvidas do cuidador ou do paciente em relação ao aspecto da lesão abaixo do curativo.

ATENÇÃO: em presença de sinais de infecção como alteração importante do exsudato (tornando-se purulento), presença de edema (inchaço), hiperemia (vermelhidão), dor e calor na região peri-lesão o curativo deve ser retirado imediatamente e só poderá ser utilizado novamente após curada a infecção local.

É possível remover um casual exsudato sem retirar o curativo?

Sim, para isso basta fazer uma leve pressão sobre o curativo NEXFILL, de uma extremidade a outra, a fim de "drenar" o exsudato para o meio externo.
O curativo NEXFILL POROSO já apresenta porosidade a fim de promover a drenagem do oxsudato.

Como remover o curativo?

Umedecer o curativo com gaze embebida em soro fisiológico e iniciar o descolamento pela borda, com suave movimento da gaze, puxando o curativo lentamente.

Posso tomar banho com o curativo NEXFILL?

Sim, desde que o curativo esteja totalmente aderido à lesão, e que não haja submersão. Porém é importante não esfregá-lo para que não se mova pelo atrito. Recomenda-se banhar levemente o local com o curativo.
Translate »